quinta-feira, 24 de maio de 2012

MCT: o mais versátil dos suplementos! Mas o que é mesmo?

O suplemento MCT - triglicerídeos de cadeia média – é composto por um tipo de gordura com poder de absorção igual à do carboidrato, porém fornece o dobro de calorias (9 contra 4) consistindo em uma ótima fonte de energia rápida. Esta característica tem feito com que os praticantes de atividade física escolham este suplemento para melhorar a performance durante os treinos e adquirir maior definição muscular. De acordo com o Comitê Científico da Vitafor Nutrientes, o MCT possui ainda ação antivirótica, pois destrói a membrana lipídica de muitos vírus, antibacteriana,antifúngica, anticatabólica e termogênica, já que elevam levemente a quantidade de gordura marrom. E os benefícios não param por aí.


Os suplementos de MCT são frequentemente utilizados por atletas para aumentar a resistência durante treinamentos e  competições de endurance, pois diminuem a necessidade de uso de carboidratos, principalmente se forem utilizados em conjunto com a creatina. Por permitirem que haja essa redução no consumo de carboidratos - principalmente aqueles de alto índice glicêmico - podem ser eficientes como complemento em dietas termogênicas e possuem efeitos poupadores de massa muscular.

Os nutricionistas explicam que em dietas de pré-competição, é comum atletas de modalidades onde a definição muscular é  avaliada consumirem grande quantidade de MCT na noite anterior à disputa, já que auxilia na conservação dos músculos. O  suplemento é aplicado principalmente como complemento nutricional em determinadas fases da dieta anabólica e em dietas cetogências (baixa ingestão de carboidratos), que têm como objetivo fazer com que o corpo comece a queimar gorduras, já que não existem carboidratos suficientes para produzir energia.

Agora, se o objetivo é perder gordura corporal, o MCT também traz ótimos efeitos: acelera o metabolismo de repouso, sustenta a taxa metabólica e induz o organismo a queimar mais gordura branca, resultando na perda de peso. O Comitê Cientí co Vitafor alerta sobre a importância de estabelecer o consumo mínimo de 50% do total calórico diário na forma de MCTs. Conforme explica Dra. Miriam Loiola, nutricionista da NeoNutri Suplementos Nutricionais,as triglicérides de cadeia média oferecem uma saciedade maior que as de cadeia longa (TCL), favorecendo o controle de peso quando incluídas na alimentação como um substituto desse outro tipo de gordura, que demora mais para ser absorvido.


“As MCTs sãoestocadas no fígado e produzem energia por um longo tempo, além do esgotamento do glicogênio. Diminuem os níveis de colesterol, contribuem para a perda de peso e também aumentam a absorção de aminoácidos, cálcio e magnésio”, afirma Dra. Miriam. As chances de a substância ser estocada em forma de gordura corporal são mínimas, pois as MCTs são absorvidas mais rapidamente e logo metabolizadas pelo fígado.

“Não necessitam de carnitina para adentrar a mitocôndria, sendo, portanto, mais rapidamente oxidadas”, detalha. A dieta ideal Se o objetivo com o consumo de MCT for de redução de peso, Miriam Loyola revela que para atingir o efeito observado nos estudos, deve-se substituir o consumo das gorduras que contém TCL (triglicerídeos de cadeia longa), como frituras, manteigas, maioneses, entre outros. “Ainda é importante que se atente para o balanço energético total diário. Para a redução de peso, o valor energético consumido deve ser inferior ao utilizado pelo organismo.

Mesmo com o auxílio do produto, faz-se necessária uma alimentação equilibrada e atividade física regular, como em todo processo saudável de emagrecimento”.
Os especialistas explicam que o MCT também é aplicado principalmente como complemento nutricional em determinadas fases da dieta anabólica e em dietas cetogências, servindo como fonte de energia nesta fase de redução de carboidratos. 

O consumo diário ideal de MCT depende dos objetivos, mas a sugestão da nutricionista da NeoNutri é de 10 ml ao dia ou conforme orientação do médico. A dosagem ideal deve ser calculada de acordo com o restante da alimentação e suplementação do indivíduo. “Estudos recentes apontam que a ingestão de uma solução de 5% (4 ml/kg no início e 2 ml/kg a cada 20 minutos) de MCT é capaz de gerar energia suficiente para suportar o exercício e também para auxiliar na manutenção das taxas glicêmicas”, afirma Miriam. “Essa contribuição energética acaba limitando-se à faixa de 3% a 7% do total da energia despendida durante o exercício, uma vez que existe baixa tolerância gastrointestinal ao suplemento, cuja ingestão máxima não deve exceder 30g”.


Os nutricionistas indicam que o MCT não deve substituir completamente todas as gorduras da dieta, o que poderia resultar em deficiência de outros ácidos graxos. Para evitar que isso aconteça, é importante incluir dosagens de Ômegas 3 e 6 - duas excelentes fontes são o

óleo de prímula e o óleo de cártamo (CLA).

Os nutricionistas também não aconselham o consumo de MCT com o estômago vazio, o que pode causar indisposição gástrica. Antigamente, era comum bodybuilders utilizarem uma dieta rica em carboidratos associada ao MCT para aumentar massa muscular e reduzir as gorduras. Porém, descobriram que essa combinação não é e caz porque eleva o nível de insulina e faz com que os triglicérides sejam armazenados como gordura no corpo. Além do ganho de peso substancial, o consumo com grande quantidade de carboidrato aumenta o risco de Alzheimer, diabetes e outros problemas de saúde.

Triglicérides ou triglicerídeos?
Nesta reportagem, algumas vezes citamos “as triglicérides”, outras “os triglicerídos” e utilizamos ainda a descrição “o MCT”.

Isso porque há diferença entre os termos, conforme explica a nutricionista da Vitafor Dra. Vanessa Vichi Girotto Corrêa. Triglicerídeos são um tipo de gordura composto por uma molécula de glicerol e três moléculas de ácidos graxos. Já as triglicérides são a principal forma de estocagem de energia, que se acumulam no tecido adiposo na forma de gordura. Finalmente, quando escrevemos “o MCT”, nos referimos ao suplemento.

Uma gordura que não colabora para o ganho de peso Introduzidas para consumo humano na década de 1950 como uma fonte energética para vários tipos de dietas, as MCTs são gorduras de origem vegetal que podem ser extraídas do óleo de côco, babaçu, palma e cânfora.

A triglicéride é constituída por três moléculas de ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerol. “Gorduras e óleos comuns contêm ácidos graxos de cadeia longa. Comparadas com esse tipo de gordura, as MCTs possuem um comprimento de cadeia bem menor, assim, se comportam muito mais como um carboidrato do que como uma gordura”, explicam os nutricionistas do Comitê Científico da Vitafor. Por isso, ao contrário das gorduras e óleos comuns, as MCTs não provocam ganho de peso já que estimulam a termogênese (queima de gordura).

Fontes:
Dra. Miriam Loiola
nutricionista da NeoNutri
Suplementos Nutricionais
CSVN - Comitê Cientí co
Vitafor Nutrientes:
Daniela Pini – nutricionista,
Vanessa Vichi – nutricionista,
Debora Dutra – biomédica,
Ramon Ferraz - técnico em nutrientes e
Reinaldo Ferreira – nutricionista
Fonte: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO - ANO 03 - EDIÇÃO 09

Um comentário: