quarta-feira, 6 de junho de 2012

Entenda mais sobre a amplitude, tão altamente esquecida....

"Com o passar do tempo é natural ficarmos afoitos para levantar maiores sobrecargas na sala de musculação, torna-se difícil desvincular o aspecto visível da quantidade de peso de ...um invisível aspecto qualitativo, que é o estímulo fisiológico. Isto é muito evidente em praticantes de musculação do sexo masculino, que geralmente abrem mão da técnica correta para utilizar cargas maiores, sendo a amplitude um dos fatores mais afetados.

Além da visão quantitativa tem outro aspecto que é muito mais obscuro: o famoso ângulo de 90°. Esta angulação é usada como limite para praticamente todos os exercícios com sobrecarga, desde agachamento até rosca tríceps, sem que nenhuma.evidência científica corrobore com esta prática. 

 ...Devemos ter em mente que nossas estruturas musculares e articulares adaptam-se de modo extremamente específico, uma pessoa que usa amplitudes muito curtas pode facilmente se lesionar em um movimento cotidiano pelo simples fato de haver se “destreinado” para o dia a dia.

Devemos ter em mente que o corpo humano é uma máquina de imenso potencial de adaptação, tanto positiva quanto negativamente, por isso jamais devemos negligenciar as atividades que realizamos fora da academia, a musculação não deve lhe proteger do mundo externo, mas sim treina-lo para viver nele com o máximo de qualidade possível.

Resumindo, faça os movimentos com a maior amplitude possível, pois será bom para sua saúde e para sua estética. Se você treina, ou conhece alguém que treine, com movimentos encurtados tente adotar este princípio de amplitude completa. Muitas vezes será necessário diminuir a sobrecarga, mas tenha em mente que isto não atrapalhará em nada seu treino, pelo contrário.

Exemplo de treino intensidade total com Alice Matos e Waldemar Guimarães



Jamais esqueça que QUANTIDADE NÃO É QUALIDADE!"




 (GEASE- grupo de estudos avançados em saúde e exercicios. Por paulo Gentil)



ps. Tenho que postar que hoje treinei triceps e pela primeira vez fui até a falha total! Uma sensação muito engraçada de não ter controle sobre seu próprio braço! hahahaha Mas sozinha não tem como chegar a falha...se não é a Renata segura o halter... lá ia tudo para o chão!!!! Adorei ...e mal espero para fazer todos os exercícios até a falha total!!!! ;)

2 comentários:

  1. Drica, diminui cargas e trabalhei com mais amplitude, resultados surpreendentes, realmente qualidade é bem diferente de quantidade... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa é muito bom mesmo..vc sente que ta dando resultado....nunca tinha treinado dessa maneira e estou amando!

      Excluir