sábado, 2 de novembro de 2013

ANTIOXIDANTES X RADICAIS LIVRES

 No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células durante o processo de combustão por oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Todas as células necessitam de oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia, e todos nós produzimos radicais livres. Estas células ficando presente no organismo podem danificar outras células sadias.. As enzimas presentes no organismo conseguem eliminar 99% desses radicais livres produzidos através do metabolismo do oxigênio, mas além destes há fatores externos que contribuem para esta oxidação das células, como por exemplo, a poluição, cigarro, consumo de gordura saturada, exposição ao sol e estresse, formando um excesso de radicais livres que podem causar danos irreparáveis.



Os radicais livres no organismo tendem a matar células sadias, roubando uma molécula qualquer desta célula. Se eles simplesmente matassem a célula, não seria tão ruim, porque o corpo poderia gerar uma nova. O problema é que os radicais livres muitas vezes prejudicam a célula sadia, modificando seu DNA, gerando doenças como o câncer, doenças cardíacas, doença Parkinson.

A formação de radicais livres também está relacionada ao enfraquecimento do sistema imunológico e ao envelhecimento. Manchas pigmentadas na pele, rugas precoces, até distúrbios mais sérios como catarata, arteriosclerose, artrite, entre outras, têm sido atribuídos à ação dos radicais livres.
Antioxidantes são moléculas que podem interagir com os radicais livres, fazendo com que eles não destruam células sadias. Eles estão presentes em micronutrientes e por terem essa capacidade de anular a oxidação, são chamados de antioxidantes.



Antioxidantes devem ser consumidos na dieta e podem ser encontrados em alimentos com:

Vitamina E: d-alfa- tocoferol . A vitamina solúvel em gordura presente em nozes, sementes , óleos vegetais e peixes , grãos integrais (especialmente germe de trigo ) , cereais fortificados e damascos. Atual dose diária recomendada é de 15 UI por dia para os homens e 12 UI por dia para as mulheres.

Vitamina C: O ácido ascórbico é uma vitamina solúvel em água presente em frutas cítricas e sucos , pimentão verde, repolho, espinafre, brócolis , couve , melão, kiwi e morangos. A recomendação é de 60 mg por dia. Dose superior a 2000 mg pode ser associado a efeitos colaterais adversos em alguns indivíduos.

Beta -caroteno é um precursor da vitamina A (retinol) e está presente em fígado , gema de ovo , leite, manteiga , espinafre, cenoura, abóbora , brócolis, batata doce , tomate , melão, pêssegos e grãos.

Zinco: Encontrado em ostras , carne vermelha , aves, feijão, nozes , frutos do mar, grãos integrais , cereais fortificados e produtos lácteos

Selênio: Encontrado em castanhas, atum , carne bovina, aves e fortificada pães e outros produtos de grãos.
Fazer uma alimentação equilibrada por si só diminui muito os radicais livres. As doses recomendadas são importantes e se consumidas em excesso podem ter efeito contrário, ou seja, aumentar a oxidação. 







Acompanham o blog de receitas YES PROTEIN by Drika!

Nenhum comentário:

Postar um comentário