segunda-feira, 18 de novembro de 2013

PORQUE CONSUMIR ALIMENTOS FUNCIONAIS?

Os alimentos funcionais são aqueles que exercem funções metabólicas ou fisiológicas no organismo atuando no crescimento, desenvolvimento, nutrição, proteção, entre outros. Aplica-se aos alimentos funcionais o papel de proteger o organismo contra doenças crônico-degenerativas além de problemas como celulite, acnes, envelhecimento precoce e outros


Para utilizar alimentos funcionais na alimentação diária e ainda contar com os benefícios que estes promovem, deve-se atentar para a quantidade a ser ingerida dos componentes funcionais, pois em pequenas quantidades não trarão de fato os benefícios que possivelmente trariam se ingeridos de maneira adequada.

Abaixo segue uma tabela com os compostos considerados funcionais, sua ação no organismo e os alimentos que são encontrados: (vale a pena clicar na foto para ler)





Estanóis e Esteróis vegetais são conhecidos também como fitoesteróis.
Veja sobre ele no post SOBRE FITOESTERÓIS

Omega 3 no post: OMEGA 3 6 E 9


É importante que todos saibam que esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada, balanceada. Isto quer dizer que se a pessoa estiver utilizando um alimento para o controle do colesterol, ela somente terá resultados positivos, se a ingestão deste estiver associada a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.

SEGUE O LINK PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE O FITOESTEROL 

Na sequencia postarei sobre outros alimentos funcionais mais detalhadamente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário