segunda-feira, 1 de abril de 2013

ISOTÔNICO NATURAL?? Eu bebo!!!




Estou na minha fase de ganho de massa e minha dieta está totalmente diferente do que vinha fazendo. Eu tenho que fazer o post da dieta, mas ainda não o terminei....logo logo, postarei um exemplo do que estou comendo no dia a dia.

Minha nova nutri me passou um isotônico natural para ser consumido durante o treino. Confesso que quando li tudo que teria que bater no liquidificador imaginei que seria algo horrível de ser tomado, mas pelo contrário, ficou gostoso!!! 


Muitas pessoas falam mal do isotônico, porém ele nem é vilão. A grande questão é a forma que ele deve ser utilizado. Ele não é uma bebida refrescante para se beber no dia-a-dia. Se este é o objetivo, existem os sucos, água e tantas outras bebidas.

Já o isotônico é uma bebida feita especificamente para o esporte. Ele é uma bebida formulada com base em água, carboidratos e muitos sais minerais. E quer saber, super recomendada pelos especialistas para consumo durante a prática de atividade física. Pois o isotônico oferece o combo perfeito para quem pratica atividade física com alta intensidade.

O isotônico apresenta uma concentração de glicose entre 6 e 8% o que é ótimo quando o corpo consome certa 25g a 30g de carboidrato por hora. Na prática, isso permite a manutenção da glicose no sangue quando as reservas de glicogênio dos músculos reduzem.

A formulação do isotônico é feita para ter a mesma composição do sangue do nosso corpo. Ou seja, ele tem rápida absorção. Você sabia? A água e o isotônico têm a mesma absorção no organismo: 18ml/min. Então porque beber o isotônico? Simples, ele repõe os carboidratos, os eletrólitos e hidrata. Além do sabor, que estimula a ingestão quando há sede.



Os principais ingredientes nos isotônicos  comerciais incluem:


1) de 6 a 8 % de açúcar diluído (cerca de 50 calorias por copo de 240 ml, correspondente a 12 gramas de carboidratos, ou uma colher de sopa de açúcar)

2) de 50 a 110 miligramas de sódio (uma pitada de sal – 1/16 de uma colher de chá).

3) de 24 a 45 miligramas de potássio (quantidade presente em duas colheres de sopa de suco de laranja ou de limão). Esta proporção de sódio e potássio tem a função de aumentar a taxa de absorção do líquido pelo seu organismo.





Os isotônicos naturais além de pouco sódio, não contém conservantes e são fáceis de preparar. Uma dica é organizar em saquinhos ou potes a quantidade dos alimentos para cada porção e congelar. Um dia antes, retire a porção do freezer e ficará pronto para bater com água na hora de consumir!



Suco Energético. Rico em vitamina C.

Ingredientes
1 copo duplo de suco (250ml) de laranja
1 colher das de chá de guaraná em pó
1 colher das de sopa de aveia 
Mel Orgânico

Preparo
Bata os ingredientes no liquidificador, com 1 cubo de gelo e servir


Guaraná Energético


Ingredientes:
1 colher (chá) de guaraná em pó
1 xícara de xarope de guaraná
200g de polpa de açaí
2 colheres de amendoim ou castanha
Extrato de agave para adoçar

Preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador com gelo. Adoçar a gosto com o extrato de agave.

Isotônico  Vivo 


Ingredientes
2 bananas prata ( de preferência as orgânicas da roça ou daquele barraqueiro da feira livre perto da sua casa)
2 tâmaras secas
1 copo de água ou de água de côco
1 colher de sopa grão de quinua germinado
2 folhas de hortelã

Preparo:
Bater tudo no liquidificador. Quem tiver oportunidade de viajar pra fora do país, o Agave Néctar pode ser adicionado à receita (1 colher de sopa )

Isotônico da Drika

Ingredientes: 
1/2 beterraba, 
1/2 xíc. de espinafre ou couve, 
1 maracujá, 
1/2 pepino, 
1 fatia de abacaxi, 
2 talos de aipo, 
1 colher de chá de cúrcuma, 
1 lasca de gengibre, 
coentro a gosto
1 colher de chá de levedo
1 punhado de salsinha
1 lasca de pimenta dedo de moça
1 copo de água gelada.

Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador com gelo. Não precisa adoçar!


Vamos as propriedades funcionais de alguns alimentos do isotônico:

Pimenta dedo de moça 

  • analgésica, antiinflamatória; energética, estimulante, rica em vitaminas,antioxidante,

Cúrcuma ou açafrão

  • antioxidante, anti inflamatório, cicatrizante, digestiva, diurética, laxante,


O gengibre é um alimento termogênico. Ou seja, ele aumenta a temperatura do corpo e, com isso, obriga o organismo a gastar mais energia. Isso acelera o metabolismo e a queima de gordura


A levedura de cerveja contém, além de todas as vitaminas do complexo B (colina, biotina e inositol), vitamina A,  sais minerais como cromo, zinco, cálcio, ferro, fósforo e selênio. Também possui proteínas e aminoácidos, complexos de DNA e RNA, carboidratos complexos, fibras dietéticas e ergosterol (precursor de vitamina D). É um excelente repositor de vitaminas e minerais.

A salsa contém apiol que é um dos constituintes do estro-gênio (hormônio masculino), o que a qualifica como aperiente, estimulante, diurética,anti-séptica, peitoral e emenagoga. É excelente como diurético para o tratamento de retenção excessiva de água (hidropisia),

Coentro ajuda no controle de glicemia, colesterol e produção de radicais livres. Pesquisas recentes (embora ainda em animais), confirmaram estes três efeitos de cura. Ao ser adicionado à dieta de ratos diabéticos, o coentro ajudou a estimular a secreção de insulina e diminuir o açúcar no sangue.


É ISSO AI!!!! 




















7 comentários:

  1. Adorei as receitas de isotônico, Drika!
    Estava pensando em caçar umas receitas caseiras mesmo e vc postou rs
    Bjooo!

    ResponderExcluir
  2. Adriana, então vc mudou de Nutri? Eu leio sempre os seus posts, vc não tinha falado sobre isto ainda, né? Espero que vc goste dela e que o acompanhamento atenda às suas expectativas! Adorei este post! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mudei e postei outras coisas antes pq estava sem tempo de fazer o post da dieta kkkk mas agora já postei

      Excluir
  3. Drika.... esse isotonico da Drika vc toma durante o treino?
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomo sim... deixo tudo congelado e só bato com água antes de ir pra academia.

      Excluir
  4. Achei interessante, somente um alerta o estrogênio é hormônio feminino, hormônio masculino que auxilia no ganho de massa e energia é Testosterona. Mas gostei das dicas!

    ResponderExcluir