sexta-feira, 8 de março de 2013

Ansiedade x alimentação !!!


Sempre fui ansiosa e isso já me prejudicou muito em várias coisas, inclusive na dieta! Desde que a facul começou estou me sentindo mais ansiosa e isso vem me atrapalhado demais! Por isso iniciei uma pesquisa pra tentar evitar essa ansiedade demasiada que anda sobre minha cabeça!!! 



Pra vcs terem noção de quão ansiosa esta pessoa que vos fala é, vou citar alguns exemplos que eu me lembro:

- na primeira gravidez (que eu perdi o bebê) quando descobri que estava grávida a ansiedade era tamanha que engordei 6 kg no primeiro mês!!!!! Isso pq a gravidez foi planejada, imaginem se tivesse sido gravidez surprise????? Não duvido que tenha sido por isso que perdi o bebê!!! 

- Em épocas de tristeza, atacava a geladeira e comia as coisas mais gordurosas que via pela frente...por causa da ansiedade. E em épocas de felicidade era  a mesma coisa.... ansiedade = gordura!!! 

- Quando tenho alguma coisa pra fazer, algum trabalho, alguem dependendo de mim não consigo sossegar enquanto não termino o tal negócio. Isso tem acontecido nestas semanas, tenho um trabalho na facul (e não necessariamente precisa ser para amanhã) fico remoendo esse afazer até que o maldito seja feito e nesse período eu não consigo fazer mais nadaaaaa.... isso inclui academia, esteira, dieta.... e toda rotina! 

As primeiras semanas da facul desestruturou tudo, mas a partir desta semana estou fazendo a dieta corretamente e tentando me organizar, estou indo a academia, mas a ansiedade é grande demais por saber que tenho algo pra terminar e o tempo que tenho pra isso cada vez fica mais curto!!! Problema ??? Sim!!! Problemão!!!!! 


Você é uma dessas pessoas atingida por esse mal????



Pesquisei sobre o que pode me ajudar com isso e acabei encontrando algumas dicas:

Algumas vitaminas e minerais ajudam a controlar a ansiedade e a elevar a serotonina. 

Como o triptofano – um aminoácido precursor de serotonina. A taurina e a glutamina – que aumentam a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar a ansiedade.  (tomo glutamina todo dia!)

Além dos chás que contém substâncias sedativas suaves. Os sais conhecidos são a passiflora, a melissa, a camomila e a valeriana, alfazema e erva doce. O maracujá também possui propriedades calmantes, tanto a fruta como suas folhas. (vou usar essa dica)


Antes de mais nada, uma das principais dicas é manter uma rotina de alimentação, não passar mais de 3hrs sem se alimentar, assim você evita fome intensa e consequentemente, comer de forma compulsiva e descontrolada. (ok)

Não compre alimentos ricos em gordura e carboidratos refinados, como biscoitos, salgadinhos, etc. (ok)

Se a ansiedade ou a fome apertar, opte por frutas, legumes e oleaginosas. Que são pobre em calorias e proporcionam sensação de saciedade. (ok)

Evite café e açúcar, eles só pioram o quadro. (gentem, e o que faço com meu termogênico Arnold??? ?)

As melhores escolhas alimentares são:

Ômega-3
Ajuda a controlar a ansiedade ao reduzir a concentração de citocinas – substância que provoca inflamação. Além disso, facilita a atuação do neurotransmissor serotonina, que dá sensação de bem-estar.
Onde é encontrado: linhaça, óleos vegetais, azeite de oliva, peixes de água fria (atum, sardinha e salmão).

Triptofano
É essencial precursor da serotonina, responsável por dar ao corpo sensação de bem-estar.
Onde é encontrado: banana, leite, arroz integral, soja, feijão, chocolate amargo, peixe, aves, carne bovina, manga e abóbora.

Magnésio
Sua presença ajuda a apaziguar os ânimos já que é necessária para conversão de triptofano em serotonina. Bloqueia também o receptor NMDA que leva a excitação exagerada no cérebro e provoca irritação, ansiedade e estresse.
Onde é encontrado: cereais e grãos integrais, abacate, nozes, castanhas, amêndoas e vegetais folhosos.

Vitamina C
Ajuda a diminuir a produção de cortisol, hormônio do estresse. Além disso, combate os radicais livres, moléculas nocivas que prejudicam o organismo nos momentos de tensão.
Onde é encontrado: acerola, limão, laranja, morango, caju, brócolis e rúcula.

Arginina e lisina
Pesquisas apontam que a combinação dos aminoácidos ajuda a diminuir a concentração de cortisol no corpo, aumentando a sensação de tranqüilidade. 
Onde é encontrado: cacau, nozes, castanha de caju e semente de girassol.

Cálcio
Ajuda a administrar a transmissão de impulsos nervosos, e gerencia a contração muscular junto ao magnésio. 
Onde é encontrado: leite e derivados, vegetais verde-escuros, salmão e gergelim.

Complexo B
As vitaminas desse grupo mantêm o corpo em ordem. A B6 e o ácido fólico atuam junto ao triptofano e magnésio para a formação da serotonina, sem os quais não é formada.
Fontes: feijões, lentilha, grão-de-bico, cereais integrais, aspargos e couve.


Suplementos naturais que podem ser utilizados:

  • 5-hidroxitriptofano (aminoácido precursor da serotonina);
  • Óleo de peixe ou linhaça;
  • Levedo de cerveja (complexo B);
  • Dolamita (cálcio e magnésio);
  • Plantas como kava-kava, valeriana, erva-de-são-joão e camomila.



VOCÊ SABE QUANDO CHEGOU AO CÚMULO DA ANSIEDADE QUANDO VOCÊ FICA ANSIOSA ESPERANDO A ANSIEDADE PASSAR!

Livrai- me de toda ansiedade, Amém!


18 comentários:

  1. oi drika, tudo bem??
    já pensou em procurar um psicólogo???

    boa sorte!!

    beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda...pensei e marquei!!!! Acho que vai me ajudar um pouco!!!!!! tomara!

      Excluir
    2. tomara que dê sim drika!
      sou psicóloga e tenho alguns pacientes que passam pelo mesmo problema!
      Espero que dê certo ;)

      Excluir
  2. Não acho que vc precise de um médico...vc já encontrou alimentos que podem te ajudar, tente utilizá-los. Acredito que todo esse peso vem pela responsabilidade e por se cobrar muito. Não se cobre tanto! Conselho de alguem que fazia o mesmo e que por isso cheguei aos 90 kg com 1,57cm. Fique firme e não desista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Jana... mas eu acabei diminuindo a cafeina que estava DEMAIS na minha dieta...melhorei

      Excluir
  3. Oi amoreca... tb sou ansiosa... e te entendo...
    O jeito é controlar a cabeça, ou melhor, tentar né... engraçado.. tenho sintomas de gula e insônia quando estou assim... mas aos poucos a gente tem q aprender a dominar isso, senão não tem dieta q dure.. e a gente acaba ficando mal né.. o dia fica difícil, pesado... adorei as dicas e vou usar tb.. e acho legal conversar com alguém tb.. de repente descobrir o pq de tanta ansiedade.. boa sorte e muita calma pra gente :) bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada querida.... já estou melhor..mas ansiedade vem e volta sempre kkk

      Excluir
  4. Adorei o post!
    Super útil, pq sempre tenho crises assim... tenho pensado em voltar p ioga, me ajudou mto um tempo atrás!
    Obrigada!!!
    Bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ter alguem pra conversar tb ajuda..e eu nao tenho!!! por isso que uma psicologa as x é bom..... pra atividade como yoga eu nao tenho paciencia... ach oque a ansiedade piora kkk

      Excluir
  5. Drika, pelo menos vc percebeu o problema, com certeza já é um grande passo!
    Eu sou supeeeer tranquila, mas na adolescência tive princípio de bulimia... meu problema era falta de auto-estima mesmo. Ligava mt pra opinião dos outros e esquecia o que realmente importa.
    Adorei as dicas! Ah, o grão de bico tbm é rico em triptofano. Meu queridinho na TPM =)

    Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade....tinha lido sobre o grao de bico e esqueci de colocar ele...
      eu estou bem melhor com a diminuicao de cafeina na dieta...vc viu que estava em 800 mg????? meodeos... demais pra alguem ansioso...tava uma pilha...diminui pra metade ..agora estou melhor!

      Excluir
  6. Ai qual mulher não é assim né Drica? Me identifico muito com vc, na facul eu sempre era a apressadinha, sempre adiantando os trabalhos para não deixar tudo pra cim da hora, aí a ansiedade tb me comia viva!!! Mas vc vai se acostumar, ou não!!! hahaha Gostei do post, legal saber sobre as vitaminas e o que pode ajudar, tomo glutamina, óleo de peixe, magnésio, arginina.. acho que isso pode estar ajudando, pois não estou tãoooo ansiosa ultimamete hehe
    Força!! beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou assim Bru... adiantando tudo... se tenho algo pra fazer é sempre pra ontem kkkk
      força pra nós...pq ansiedade infelizmente vai e volta...nao cura!

      Excluir
  7. Nossa! Sei o que vc passou, seu post confirmou os sintomas psíquicos que tenho em alguns picos de ansiedade. Por muito tempo meu caminho preferido foi a geladeira e Faço um esforço absurdo pra controlar tais crises. O que meu ajudou muito foi a musculação (disciplina) e consulta com uma programadora de neurolinguística!
    Teu exemplo me inspirou a criar meu blog, é novinho, meu novo objetivo. Dá uma passadinha lá: http://requintenodetalhe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal...sabe que o blog ajuda...vc fica escrevendo sozinha ... mas depois aparecem os seguidores e os comentarios e quando vc ve ja esta com novos amigos, discutindo, ajudando e sendo ajudado... é uma troca muito positiva!!! vou passar pelo seu blog!

      Excluir
  8. Adri eu sou superrr ansiosa tbém... comecei a fazer em janeiro acumputura... e esta dando super certo pra mim... mas tem que saber escolher o profissional!!!!pq j fiz pela unimed e foi uma porcaria!!!!
    bjocasssss
    mirela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Evans tb faz acumpultura.... ele gosta muito.. mas eu nunca fiz!!! Mas guria, vc viu quanto de cafeina tinha na minha dieta??? 800mg... o Osvaldinho ta maluco.... e eu ansiosa como sou estava comendo pedra!!! diminui pela metade que ainda é bastante e nem faz cocegas kkkk
      to mudando de nutri! bjkas

      Excluir