segunda-feira, 18 de novembro de 2013

PORQUE CONSUMIR ALIMENTOS FUNCIONAIS?

Os alimentos funcionais são aqueles que exercem funções metabólicas ou fisiológicas no organismo atuando no crescimento, desenvolvimento, nutrição, proteção, entre outros. Aplica-se aos alimentos funcionais o papel de proteger o organismo contra doenças crônico-degenerativas além de problemas como celulite, acnes, envelhecimento precoce e outros


Para utilizar alimentos funcionais na alimentação diária e ainda contar com os benefícios que estes promovem, deve-se atentar para a quantidade a ser ingerida dos componentes funcionais, pois em pequenas quantidades não trarão de fato os benefícios que possivelmente trariam se ingeridos de maneira adequada.

Abaixo segue uma tabela com os compostos considerados funcionais, sua ação no organismo e os alimentos que são encontrados: (vale a pena clicar na foto para ler)





Estanóis e Esteróis vegetais são conhecidos também como fitoesteróis.
Veja sobre ele no post SOBRE FITOESTERÓIS

Omega 3 no post: OMEGA 3 6 E 9


É importante que todos saibam que esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada, balanceada. Isto quer dizer que se a pessoa estiver utilizando um alimento para o controle do colesterol, ela somente terá resultados positivos, se a ingestão deste estiver associada a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.

SEGUE O LINK PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE O FITOESTEROL 

Na sequencia postarei sobre outros alimentos funcionais mais detalhadamente.







quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Evoluindo... 1 2 3!

Oi gentemmm!

Quem é vivo sempre aparece!

Hoje esta completando 1 mês de dieta redondinha. Mas que dieta??? Sim, é outra dieta que nem postei aqui ainda. Então vamos começar do começo... a dieta e o objetivo:

- Objetivo é "eternamente"redução de gordura, mas sempre é difícil cortar muito carbo. Sou uma pessoa que não funciona com pouco carbo na dieta. Funciona por umas 2 a 3 semanas no máximo e depois a fome é tanta que acabo jacando e fica difícil retomar (demora focar novamente). 

- Fui noutro nutricionista, indicado pela minha personal trainer e pela quinquagésima vez relatei meu dia a dia e meu horário de mais fome, final de tarde. Mas o que os outros ouviam e esqueciam ao fazer a dieta, esse nutri ouviu e absorveu a informação. Resultado: a dieta concentra a maioria das calorias nesse período do dia e ficou fácil fazer dieta!!! 

DADOS DA DIETA

v  TEB: 1528 Kcal - energia necessária para manter funcionamento normal do organismo;
v  VET: 2452 kcal - gasto energético diário médio – fator de atividade: leve-moderado;
v  Dieta sugerida: 1500 kcal;
v  Proteínas: 44% (2,0g/kg sendo 1,85g/kg AVB);
v  Carboidratos: 32%;
v  Lipídios: 24%.

OBJETIVO DA CONDUTA

v  Garantir aporte de energia primária (ATP, glicogênio) parcial e potencializar a queima de gordura para gerar energia;
v  Minimizar o depósito na forma de gordura;
v  Fornecer vitaminas, minerais, fibras, óleos essenciais e os nutrientes necessários;
v  Promover a hipertrofia muscular, auxiliar na recuperação pós-treino e no sistema imune.



Café da manhã – 6h30min / 7h00min 
Suplemento: 2 omega 3 - 1CLA - 1 picolinato de cromo
Ex:
2 fatias de pão integral (50g);
4 claras de ovo cozidas / mexidas (60g).
ou
1 banana prata (100g);
2 cl sopa (20g) de farelo de aveia;
2 cl sopa (20g) de whey protein c/ água.

Lanche da manhã – 9h30min / 10h00min 
Ex:
1 barra de proteínas pequena (30g).
ou
1 iogurte de baixa lactose (180g).

Almoço – 12h30min / 13h00min 
Ex:
2 cl sopa de arroz integral (40g) ou ½ batata doce média assada / cozida (90g);
1 ½ filé médio ou 3 pequenos de peixe ou frango grelhado / assado / cozido (90g).
*Acompanhado de salada folhosa, legumes verdes / vermelhos e bebidas sem calorias.

·         Lanche pré-treino – 20 minutos pré-treino 
Glutamina (5g) + BCAA (4g) + L-carnitina (2g) + termogênico.

·         Lanche pós-treino – até 15 minutos após – apenas quando treinar:
1 fruta média + 3 cl sopa (30g) de whey protein c/ água à gosto.
     *A próxima refeição deve ser sólida (alimento) e feita entre 30-90 minutos.

Lanche da tarde – 15h30min / 16h00min 
Suplemento: 1 picolinato
Ex:
1 batata doce média assada / cozida (180g);
2 claras de ovo mexidas / cozidas (30g).
ou
1 barra de proteínas pequena (30g);
1 maçã pequena (100g).

Lanche final de tarde – 18h00min / 18h30min 
Ex:
1 fatia de pão integral (25g);
4 claras de ovo cozidas / mexidas (60g).
ou
½ mamão papaia (100g);
2 cl sopa (20g) de whey protein c/ água.

Jantar – 21h00min / 21h30min 
Suplemento: 2 omega 3 - 1CLA
Ex:
1 lata de atum light ou 1 ½ filé médio ou 3 pequenos de peixe ou frango (90g).
*Acompanhado de salada folhosa, legumes verdes / vermelhos e bebidas sem calorias.

Ceia – pouco antes de dormir ou +- 00h00min 
Ex:
2 cl sopa (20g) de whey protein c/ água.

* 1 refeição lixo por semana.







Já estou com 30 dias de dieta e está muito fácil seguir por ter carboidrato nas horas certas que meu organismo precisa. Inicialmente pensei que diminuiria mais peso, mas como todas sabemos peso não é o que importa e sim a avaliação física.

Foram 2 kg a menos no mês, mas perdi 2 cm de coxa (onde tenho mais gordura), também notei diferença em músculos de braço e pernas, portando eu sei que está funcionando.... devagar, mas evoluindo.


Vou seguir esta dieta por mais 1 mês e então farei a avaliação física e postarei aqui!!!

Por hora é isto... boa semana de treino e dieta pra todos!







sábado, 2 de novembro de 2013

ANTIOXIDANTES X RADICAIS LIVRES

 No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células durante o processo de combustão por oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Todas as células necessitam de oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia, e todos nós produzimos radicais livres. Estas células ficando presente no organismo podem danificar outras células sadias.. As enzimas presentes no organismo conseguem eliminar 99% desses radicais livres produzidos através do metabolismo do oxigênio, mas além destes há fatores externos que contribuem para esta oxidação das células, como por exemplo, a poluição, cigarro, consumo de gordura saturada, exposição ao sol e estresse, formando um excesso de radicais livres que podem causar danos irreparáveis.



Os radicais livres no organismo tendem a matar células sadias, roubando uma molécula qualquer desta célula. Se eles simplesmente matassem a célula, não seria tão ruim, porque o corpo poderia gerar uma nova. O problema é que os radicais livres muitas vezes prejudicam a célula sadia, modificando seu DNA, gerando doenças como o câncer, doenças cardíacas, doença Parkinson.

A formação de radicais livres também está relacionada ao enfraquecimento do sistema imunológico e ao envelhecimento. Manchas pigmentadas na pele, rugas precoces, até distúrbios mais sérios como catarata, arteriosclerose, artrite, entre outras, têm sido atribuídos à ação dos radicais livres.
Antioxidantes são moléculas que podem interagir com os radicais livres, fazendo com que eles não destruam células sadias. Eles estão presentes em micronutrientes e por terem essa capacidade de anular a oxidação, são chamados de antioxidantes.



Antioxidantes devem ser consumidos na dieta e podem ser encontrados em alimentos com:

Vitamina E: d-alfa- tocoferol . A vitamina solúvel em gordura presente em nozes, sementes , óleos vegetais e peixes , grãos integrais (especialmente germe de trigo ) , cereais fortificados e damascos. Atual dose diária recomendada é de 15 UI por dia para os homens e 12 UI por dia para as mulheres.

Vitamina C: O ácido ascórbico é uma vitamina solúvel em água presente em frutas cítricas e sucos , pimentão verde, repolho, espinafre, brócolis , couve , melão, kiwi e morangos. A recomendação é de 60 mg por dia. Dose superior a 2000 mg pode ser associado a efeitos colaterais adversos em alguns indivíduos.

Beta -caroteno é um precursor da vitamina A (retinol) e está presente em fígado , gema de ovo , leite, manteiga , espinafre, cenoura, abóbora , brócolis, batata doce , tomate , melão, pêssegos e grãos.

Zinco: Encontrado em ostras , carne vermelha , aves, feijão, nozes , frutos do mar, grãos integrais , cereais fortificados e produtos lácteos

Selênio: Encontrado em castanhas, atum , carne bovina, aves e fortificada pães e outros produtos de grãos.
Fazer uma alimentação equilibrada por si só diminui muito os radicais livres. As doses recomendadas são importantes e se consumidas em excesso podem ter efeito contrário, ou seja, aumentar a oxidação. 







Acompanham o blog de receitas YES PROTEIN by Drika!